20 de novembro de 2008

lá no bairro do cerco.....



Já imaginaram se o mundo que vemos simplesmente deixa-se de existir?..Se todas as pessoas do mundo deixassem de ver?... e só tivéssemos por nossa conta os restantes 4 sentidos…saberíamos viver? O que se passaria?....a respeito disto que vos digo…é o filme “Ensaio sobre a Cegueira”, baseado num romance de José Saramago, e que me coloca estas questões. Um filme dramático e mesmo “traumático” pela forma como o produtor nos apresenta a sua visão e interpretação do livro..
…o filme revela-nos uma anarquia total…um mundo sem piedade…onde todos simplesmente querem sobreviver num mundo feito para visuais…mas que paralelamente nos transmite as diferentes alterações de personalidades de uma pessoa quando posta á prova nesta situação. Um filme excelente! Dá muito em que pensar…vejam!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá miss Jekyll.
Ainda não tive tempo de ir ver o filme, mas li o livro e foi das experiências mais dolorosas da minha vida. Se o filme for como o livro (do que vi, houve várias cenas censuradas da passagem do livro a cinema para que o filme não chocasse tanto como o livro...) é de uma violência brutal! Lê-lo foi uma constante aflição do inicio ao fim, por isso duvido que me o filme me choque mais que o livro. Apesar disso adorei o livro, a experiencia inquietante que proporciona foi das leituras mais absorventes que já fiz. Capturou-me do inicio ao fim, o que já é hábito para quem conhece a obra de Saramago.
Quando for ver o filme comento aqui o que achei.

Um abraço!

Anónimo disse...

Ois! Fui ver o filme ontem e não achei nada do outro mundo. O filme é altamente chocante e desperta-nos para uma realidade que de inicio parece utópica, mas com o desenrolar do filme se torna assustadoramente real. Na minha opinião a historia perde-se um pouco com o desenrolar da acção e o final é insípido! A obra do Saramago é sublime, mas a passagem para a tela nao me parece ter sido muito feliz.

mysecret disse...

Este filme não vi, mas confesso que estou curiosa...o último que vi aposto que também deves gostar: é também uma história de anarquia total num mundo sem piedade vivido num período de cinco intensivos anos de trabalho árduo e sem o devido mérito atribuído…anos de um esforço incalculável complicadíssimo para sobreviver até para a mais alta classe de elite…mas nem tudo são trevas…no culminar desses cinco anos surge a inesperada e merecida luz no fundo do túnel…a derrota de rutes e marlenes surge como acontecimento glorificador da ascensão do trio da elite paisagista…o merecido ‘third place’ e a subida ao pódio perante olhos invejosos de sucesso sucede-se num ambiente ilustre e dignificante…moral da história: sem o amargo, o doce não era tão doce…
Já viste este?
Bem, Menina Jekyll, pelo que vi ‘sombidas’ é ‘O Blogue’. Sem tabus e mai nada. Continua.
Ah e Parabéns!

Bjito